10 Livros com relatos de viagem de autores brasileiros

O que fazer quando temos tempo de sobra, mas não podemos viajar? Isso pode acontecer por diversos motivos, porque estamos sem grana, porque não conseguimos tirar férias ou porque estamos no meio de uma pandemia global e por isso temos que ficar em casa de quarentena. (Sim, fiquem em casa! Isso é muito sério!)

Então, respondendo à pergunta, encontre uma forma de “viajar”, conhecendo lugares, culturas, histórias ao mesmo tempo em que planeja (quem sabe) a sua próxima viagem. Uma excelente opção é através da leitura, por isso vou listar algumas dicas de livros sobre viagem divididos em categorias e nesse post serão livros de autores brasileiros que tem como tema principal os seus relatos de viagens.

Cem dias entre céu e mar – Amir Klink

Via Amazon

Esse livro conta os relatos do velejador Amir Klink em seu inacreditável feito de atravessar com um barco a remo os 6.500 km que separam o porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano. Os relatos contam desde o planejamento para essa viagem até os obstáculos, alegrias e descobertas diárias dessa fascinante experiência.

Não conta lá em casa – André Fran

Via Amazon

É um relato pessoal fascinante de André Fran sobre suas viagens junto com a equipe de gravação do programa “Não conta lá em casa” apresentado por ele no Multishow. O livro aborda relatos alegres e emocionantes, curiosidades sobre os mais diversos destinos visitados e fotos incríveis contando com mais riqueza de detalhes as histórias apresentadas na TV.

Viajo logo Existo – Um ano na estrada – Leonardo e Rachel Spencer

Via Amazon

O livro conta a história de um casal que depois de muito planejamento decide viajar o mundo de carro. Entre dezenas de fotos e relatos de todos os lugares que conheceram, o leitor pode acompanhar o primeiro ano dessa jornada de descobrimento e inspiração que passou por 50 mil quilômetros do continente americano.

Um Lugar na janela – Martha Medeiros

Via Saraiva

A cronista Martha Medeiros conta nas páginas desse livro suas memórias de viagem, de paisagens incríveis à grandes furadas, de diversas épocas da sua vida. No fim das contas, “Um lugar na janela” é um convite de Martha para embarcar nessas lembranças e te incentivar a viver como um viajante.

A Caminho do Atacama, de Rômulo Provetti

Via Amazon

Uma viagem de moto de Belo Horizonte até o Deserto do Atacama no Chile. Esse é o plano de fundo do livro escrito por Rômulo Provetti, que passou 24 dias na estrada, percorrendo mais de 10.500 km e conhecendo algumas das paisagens mais espetaculares do mundo. Além dos relatos de viagem, o leitor poderá acompanhar o roteiro, dicas, informações e um método para o planejamento de uma viagem de moto.

Pé na África: Uma aventura do sul ao norte do continente – Fábio Zanini

Via Submarino

“Pé na África” é um diário de viagem escrito em 2008 pelo jornalista Fábio Zanini, da Folha de S.Paulo. O autor passou por 13 países e 30 cidades e durante a viagem, escreveu reportagens que relatam sua experiência continente. O livro apresenta ainda mapas que indicam o trajeto do autor e fotos com registros do povo e da cultura africana. 

A Fantástica Volta ao mundo – Zeca Camargo

Via Amazon

O livro retrata os bastidores de viagem do apresentador Zeca Camargo durante a gravação de um quadro para o Fantástico no ano de 2004. A cada semana o público escolhia por votação o destino da próxima viagem resultando em 17 países visitados, mais de 100 mil quilômetros percorridos em 54 trajetos de avião.

Trilhando Sonhos: 365 dias de bicicleta pela América do Sul – Thiago Fantinatti

Que tal viajar pela América do Sul de bicicleta? Essa é a história de Thiago Fantinatti, que depois de um ano e mais de 15.000 km pedalados resultou no livro Trilhando Sonhos. Ao longo das páginas o autor narra momentos, pessoas e lugares que conheceu, além de refletir sobre sua própria condição.

De Istambul a Nova Délhi, uma aventura pela Rota da Seda – Guilherme Canever

Partindo Istambul, Guilherme e sua esposa percorreram a antiga Rota da Seda, passando por países pouco visitados, como Iraque e Turcomenistão. O livro narra as aventuras e descobertas do casal por diversos países até sua chegada na Índia.

Encaramujado: Uma viagem de Kombi pelo Brasil (e pelos cafundós de mim)  – Antonio Lino

Via antoniolino.com.br

Após 9 livros com relatos de viagens incríveis em todo o mundo não podíamos deixar de mencionar um livro que destaca o Brasil. Em Encaramujado, Antônio Lino relata sua experiência durante pouco mais de um ano morando em uma Kombi e percorrendo mais de trinta mil quilômetros pelo país por quinze estados e centenas de municípios, com crônicas e contos sobre as pessoas e os lugares que o autor conheceu pelo caminho.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e aguardem porque teremos muitas outras sugestões de livros para “viajar” sem sair de casa e inspirar para as próximas aventuras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s