Como celebrar o Dia Nacional do Turismo de dentro de casa

O Dia Nacional do Turismo ocorre no dia 8 de maio. O turismo oferece às pessoas novas experiências, proporciona lazer, enriquece suas vidas de inúmeras maneiras, ajuda as empresas e fortalece a economia.

Como sabemos, o Brasil é uma nação diversa e oferece várias formas de turismo, incluindo cultural, educacional, esportivo, rural, ecoturismo entre outros. Essa diversidade do país o torna uma atração principal para os turistas.

Praia da Lua Manaus, AM – Foto de Mario Oliveira by flickr.com

Shakeel Anwar, jornalista especializado em turismo, define que os termos ‘viagem’ e ‘turismo’ podem ser usados isoladamente ou em conjunto para descrever três conceitos:

1. O movimento do povo

2. Um setor da economia ou uma indústria

3. Um sistema básico de relacionamentos interativos das pessoas, suas necessidades de viajar para fora de suas comunidades e serviços que tentam responder a essas necessidades fornecendo produtos.

Praia da Costa Azul, Rio das ostras, RJ – Foto de Thiago Freitas by flickr.com

A importância do dia Nacional do Turismo:

– Turismo oferece a oportunidade para novas experiências;

Viajar é bom para muitas coisas – se você estiver viajando a negócios, em uma viagem de uma semana com a família ou desistiu de tudo para ter uma vida nômade, viajar pode torná-lo uma pessoa mais feliz, construindo autoconfiança por meio de novas experiências, quebrando barreiras e permitindo que você conheça pessoas de todo o mundo.

– Turismo supera barreira da língua;

As pessoas que visitam países estrangeiros são incentivadas a aprender novas frases, palavras das línguas nativas de cada país estrangeiro que visitam. Falar em línguas estrangeiras ajuda as pessoas a obter uma perspectiva totalmente nova da vida.

– Choque cultural;

O choque cultural descreve o impacto de passar de uma cultura familiar para outra desconhecida. É a surpresa de um novo ambiente, com novas pessoas e um novo modo de vida.

Centro Histórico de Olinda, PE – Foto de Bruno Lima by flickr.com

Como Observar o Dia Nacional do Turismo em meio ao Covid-19:

Comemore o dia pesquisando lugares que você gostaria de visitar no futuro, lendo livros sobre o tema,  assistindo filmes sobre viagens ou até mesmo revendo fotos e videos de viagens passadas!! Como é o Dia Nacional do Turismo e não o Dia Mundial do Turismo (comemorado em setembro), pode ser mais apropriado explorar seu próprio país.

Quando eu decidi escrever sobre esse tema eu pequisei sobre o que sites estrangeiros falam sobre o nosso turismo. Eles citam em sua maioria que fabricamos um excelente vinho, que temos uma das naturezas mais bonitas do mundo e claro sobre a nossa simpatia. Sim, nós temos muitos parques naturais, uma grande diversidade cultural e com isso posso dizer que temos muita sorte em relação ao nosso turismo como um todo. Espero que quando essa fase turbulenta que estamos vivendo passar, possamos aproveitar melhor o país que nascemos ou vivemos.

Degustação de vinhos na Vinícola Aurora em Bento Gonçalves, RS – Foto de Renato Soares by flickr.com

Qual foi sua viagem mais bonita pelo Brasil? Deixe aqui seu comentário e sua sugestão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s