Conheça alguns lugares que remetem a memória de Tiradentes

Os inconfidentes foram julgados e Tiradentes foi condenado e enforcado. Sua execução ocorreu em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. O episódio fez de Tiradentes um herói nacional e uma das figuras mais polêmicas da história do país.

Fonte: Google

Líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes (1746 — 1792) nasceu na Fazenda do Pombal, próxima à Vila de São José, atual cidade de Tiradentes (MG). Foi dentista, minerador, comerciante, militar e ativista político à época do Brasil colonial. 

Nascimento – Minas Gerais

Tiradentes nasceu em Minas Gerais, no munícipio de Ritópolis mais precisamente na Fazenda do Pombal em 1746. Ele residiu no lugar até 1757, quando aos 11 anos, órfão de pai e mãe, foi morar com seu padrinho Sebastião Ferreira Leitão, em São José del Rei hoje chamada de Tiradentes. A fazenda que Tiradentes nasceu é aberta a visitaçao. Ela fica aberta ao público todos os dias da semana, das 7h30 às 16h30. A entrada é gratuita.

Maiores informações:

https://www.facebook.com/flonaRitapolis/

Foto: Fazenda do Pombal / Facebook FlonaRitapolis

Ouro Preto – Museu da Inconfidência

A Conjuração Mineira, também conhecida como Inconfidência Mineira, foi um movimento de caráter separatista, que tinha como líder Tiradentes, ocorrido em Minas Gerais no ano de 1789, cujo principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português.

O Museu da Inconfidência se localiza na Praça Tiradentes bem no centro da cidade de Ouro Preto, no prédio em que antigamente se localizava a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica possuindo consequentemente uma maravilhosa arquitetura colonial tanto por fora quanto por dentro que deixa qualquer um maravilhado! O Museu foi inaugurado em 1944 e possui no seu acervo mobílias, documentos, uma rica coleção de arte sacra e muitos outros itens que contam a nossa história, sendo um dos principais e mais importantes pontos turísticos da cidade.

  • Horários de Funcionamento:
    De terça a sexta-feira: de 10h às 18h. Sábados: de 10h às 16h. Domingos: de 9h às 14h.
  • Preços: Inteira: R$ 10,00. Meia: R$ 5,00 (estudantes, professores, maiores de 60 anos e moradores de Mariana/MG. Gratuidade: Menores de 7 anos;  Prioridade especial para aos maiores de 80 (oitenta anos); Professores

https://museudainconfidencia.museus.gov.br/

Museu da Inconfidência/Traves da forca de Tiradentes expostas na Sala Inconfidência (Acervo do MDINC)

Últimos anosRio de Janeiro

A Praça Tiradentes é um outro importante ponto da cidade do Rio de Janeiro, localizado no centro da cidade. A praça é apontada erroneamente como sendo o local da execução de Tiradentes. A atual Praça Tiradentes teve origem no séc. XVII, no desmembramento do então chamado Campo de São Domingos. Finalmente, em 1890, ao aproximar-se o centenário da morte de Joaquim José da Silva Xavier, passou a ter o nome de Praça Tiradentes.

Praça Tiradentes

No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado próximo à praça Tiradentes, na esquina da rua Senhor dos Passos com a Avenida Passos onde hoje abriga um enorme comércio popular a céu aberto chamado Saara.

Foto: Esquina da Avenida Passos com a rua Senhor dos Passos / Google maps

Finalmente: Tiradentes – MG

A cidade nasceu em 1702, suas antigas denominações foram “Arraial Velho de Santo Antônio”, “Vila de São José do Rio das Mortes” e cidade de São José del-Rei. Ao ser proclamada a República, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes. O conjunto arquitetônico da cidade está entre patrimônios históricos do Brasil. Ele foi tombado pelo Iphan em 1938. Imperdível!

Tiradentes

A Matriz de Santo Antônio é, certamente, uma das obras-primas da arquitetura barroca em Minas Gerais, especialmente pela sua extraordinária decoração interior.  Visitar a igreja é uma grande oportunidade de conhecer algumas obras de Aleijadinho. Você não irá se arrepender.

  • Endereço: R. Padre Toledo, 2 – Centro, Tiradentes – MG
  • Horário:  Aberto ao público todos os dias de 09:00–17:00h exceto quarta-feira que funciona de 13:00–17:00h
Matriz de Santo Antônio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s