“Uma locomotiva vermelha a vapor estava parada à plataforma apinhada de gente. Um letreiro no alto informava Expresso de Hogwarts, 11 horas. Harry olhou para trás e viu um arco de ferro forjado no lugar onde estivera o coletor de bilhetes, com os dizeres Plataforma nove e meia. Conseguira.”
Harry Potter e a Pedra Filosofal – JK Rowling
Se você já leu os livros, viu os filmes ou simplesmente ouviu falar na história do menino magrinho de cabelos bagunçados, olhos verdes e uma cicatriz em formato de raio na testa que conquistou o mundo, com certeza você já se imaginou vivendo nos locais descritos por Harry Potter.
Claro que todos os detalhes desse mundo, como no trecho do início do artigo pertencem a imaginação da autora JK Rowling, mas muito lugares reais foram usados como inspiração pela autora ou como cenários para as gravações dos filmes.
Devido ao enorme sucesso da saga e aos milhões de fãs espalhados pelo mundo que querem a todo momento se sentir parte da história, se desenvolveu um turismo específico de Harry Potter.
São fãs que refazem os passos dos personagens, descobrindo não só a Inglaterra (local onde se passa a história), mas também inúmeros outros locais ao redor do Reino Unido que foram usados como cenários para os filmes.
Nesse e nos próximos posts vamos apresentar esses lugares, locais que inspiraram a autora, locais de gravação, estabelecimentos criados inspirados nesse universo e que atraem o público que quer fazer parte da história.
Para começar vamos andar por Londres e conhecer os locais visitados por Harry e seus amigos.
Nesse roteiro a maioria dos locais serão visitados a pé ou de transporte público. Se deixe levar, sem pressa e aproveite para desbravar a Londres local, não só os pontos turísticos mais famosos da cidade.
Abaixo, listaremos os locais com fotos atuais e outras retiradas dos filmes.
Estação de King Cross


Presente em todos os livros e filmes, a Estação de King Cross é o ponto de partida para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e o universo mágico de Harry Potter.
A estação recebe milhares de passageiros todos os dias, mas tem um local especialmente preparado para os fãs da série. Na história os alunos pegam o trem para Hogwarts na plataforma 9 ¾ (na tradução brasileira foi chamada de plataforma nove e meia), atravessando a parede entre as plataformas 9 e 10. Obviamente essa plataforma não existe, mas no local é possível encontrar uma placa e um carrinho atravessando a parede que homenageia a história e permite que os visitantes possam tirar fotos. No local também existe uma loja com souvenirs e produtos exclusivos.
Essa loja é de certa forma recente, quando eu visitei em 2010 ainda não tinha loja e a fila também era muito menor.
Foto: Sarah Ehlers/Unsplash
A loja disponibiliza cachecóis nas cores das quatro casas e varinhas para tirar foto. Você pode tirar sua foto gratuitamente ou com o fotógrafo da loja por um custo de £ 10. Caso opte por comprar a foto você poderá “furar a fila” que muitas vezes é enorme. De toda forma, com ou sem fila, eu te garanto que vai valer a pena.
St. Pancras Internacional


A fachada da estação de King Cross apresentada no filme é na verdade da St. Pancras Internacional, que fica bem em frente. É esse prédio que vemos em A Câmara Secreta quando o Ford Anglia dos Weasley decola em direção a Hogwarts após Harry e Rony perderem o trem.
A estação, inaugurada em 1868 com projeto do arquiteto britânico Sir George Gilbert Scott , recebe anualmente 45 milhões de passageiros e é a porta de entrada para trens vindos do continente.
O prédio com arquitetura Gótica Vitoriana é lindíssimo e já merece a sua visita, mas não deixe de ver as estátuas disponíveis no local, como a do poeta Sir John Betjeman e “The Meeting Place”, estátua de um casal abraçado feito de bronze com 9 metros de altura, o relógio principal da estação e os vários pianos que ficam à disposição de quem quiser tocar (um deles doado por Elton John após fazer uma pequena apresentação no local).
Foto: Javier Martinez/ Unsplash Foto: Adele Elgood/ Pixabay Foto: Pixabay
Piccadilly Circus


Em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I, logo após o ataque de Comensais da Morte no casamento de Gui e Fleur, Harry, Rony e Hermione aparecem correndo pela cidade e se abrigam em um café.
A cena é gravada nessa praça super famosa de Londres e um dos principais centros comerciais da cidade, com enormes painéis publicitários e a famosa estátua de Eros.
Ponte do Milênio


A cena inicial de Enigma do Príncipe retrata um ataque de Comensais da Morte que destrói parte da cidade, incluindo a Millenium Bridge. A ponte sobre o rio Tâmisa, inaugurada em 2002, foi a primeira a ser construída exclusivamente para pedestres e oferece uma vista belíssima para a Catedral de de St Paul.
Também não deixe de conhecer a ponte mais famosa de Londres, a Tower Bridge, e que também aparece na mesma cena do ataque dos comensais.
Foto: Dorin Seremet/Unsplash Foto: Charles Postiaux/Unsplash
Catedral de St Paul


A escada geométrica da Catedral de St Paul foi usada como a escada que dá acesso a sala de adivinhação da professora Trelawney em Prisioneiro de Azkaban.
Para vê-la será preciso pagar pela visita guiada que tem duração de 90 minutos.
A escada, construída na torre sudoeste da Catedral em 1705, é uma espiral de pedra com 88 degraus.
Preço: £ 17
Horário de Funcionamento: Segunda à sábado, das 8h30 às 16h00
Visitas guiadas: 10:00, 11:00, 13:00 e 14:00
Assim que chegar, vá direto à mesa de orientação e informe que deseja fazer o passeio, pois as vagas são limitadas e não podem ser reservadas antecipadamente.
Foto: Siddhant Kumar/Unsplash Foto: Site Oficial
Mercado de Leadenhall


O belíssimo Mercado de Leadenhall serviu de set de gravação para as cenas da entrada do Beco Diagonal, mas já vale a visita simplesmente por ser considerado o mercado vitoriano mais bonito de Londres.
Foto: Pierre Blaché/Pixabay Foto: Claudia Owczarek/ Unsplash
A maior parte das gravações do Beco Diagonal ocorreram no estúdio da Warner, mas uma cena em especial foi gravada no Leadenhall Market, quando Harry e Hagrid caminham por Londres até chegar a portinha azul do Caldeirão Furado, que serve de entrada para o Beco Diagonal. A loja, atualmente, funciona como uma ótica.
Outras duas ruas de Londres se parecem muito com a descrição do Beco Diagonal e valem a pena visitar: Cecil Court e Goodwin Court. Na primeira rua se permita conhecer algumas lojas especiais como a The Witch Ball e Watkins.
Borough Market


Em Prisioneiro de Azkaban outro local foi usado para filmar a entrada do Caldeirão Furado, trata-se da floricultura “Chez Michele”, que fica embaixo de um arco ferroviário no Borough Market. Atualmente o local é um restaurante mexicano.
Na mesma calçada você encontrará o “The Market Porter Pub”, um pub bem famoso na região, mas que foi usado em A Camâra Secreta como “Third Hand Emporium”, local onde Harry conhece o futuro professor de Defesa contra as Artes das Trevas Gilderoy Lockhart.
Aproveita a visita ao Borough Market para fazer uma pausa para comer, pois ele é considerado o melhor mercado de alimentos de Londres.
Foto: Ewan Munro/CC BY-SA Foto: Laura Lugaresi/Unsplash
Charing Cross Road
Essa famosa rua de Londres aparece nos filmes quando Harry e Hagrid caminham em direção ao Beco Diagonal em A Pedra Filosofal, enquanto Harry está no Noitebus em Prisioneiro de Azkaban e quando os carros do Ministério dirigem pelo local em Enigma do Príncipe.
Além disso, a localização real do Caldeirão Furado e a entrada do Beco Diagonal são nessa rua, de acordo com os escritos da autora JK Rowling. Lá você também encontrará várias livrarias antigas e místicas como Foyles Bookstore, Quinto & Francis Edwards Booksellers e Any Amount of Books.
Não deixe de conhecer a Hardys Sweet Shop. Tudo bem, não é a Dedos de Mel, mas a confeitaria Hardys é um ótimo lugar para fazer uma pausa e se deliciar com todos os tipos de doces. Eles também vendem vários doces temáticos de Harry Potter como sapos e bruxos de chocolate, feijãozinho de todos os sabores, varinhas açucaradas, geléia Basiliscos entre outros produtos.
Foto: Jagoba Barron (Flickr)
Hardys Sweet Shop
52 Charing Cross Road, Londres WC2H 0BB Inglaterra
Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado – 11h00 às 20h00 e Domingo – 11h00 às 18h00
Australia House


As cenas do Gringotts Wizarding Bank em A Pedra Filosofal foram gravadas no interior da Australia House, no Centro de Londres.
A sala usada para as filmagens é a Sala de Exposições, que infelizmente não é aberta ao público, mas é possível ver mais detalhes do banco no set de Harry Potter.
Como chegar: estação de metrô Temple
House of MinaLima
Idealizada pelos designers gráficos Miraphora Mina e o brasileiro Eduardo Lima, que atuaram em todos os filmes do universo Harry Potter.
A galeria mostra a arte gráfica dos filmes Harry Potter e Animais Fantásticos criados exclusivamente pelos dois artistas. Dentre eles estão O Mapa do Maroto, o Pasquim, as cartas de admissão de Hogwarts e o livro de poções do Snape. O espaço também contempla uma loja em que você poderá comprar réplicas de alguns produtos desse universo mágico.
26 Greek Street, Soho, Londres, W1D 5DE, Reino Unido
Telefone: 0203 214 0000
Email: house@minalima.com
Estação de Westminster
Foto: Marianna/Pexels Foto: Mael Balland/Unsplash Foto: Christine Matthews
A Estação de Metrô Westminster aparece em vários momentos de A Ordem da Fênix, principalmente quando Harry e o Sr. Weasley vão ao Ministério da Magia.
Essa é uma das áreas mais históricas de Londres e fica perto de inúmeras atrações, incluindo as Casas do Parlamento, Westminster Abbey, Praça do Parlamento, London Eye e Big Ben.
Scotland Place SW1


Em Relíquias da Morte – Parte 1, Harry, Ron e Hermione usam a poção polissuco para se transformar nos funcionários do Ministério da Magia Albert Runcorn, Reg Cattermole e Mafalda Hopkirk. Ocupando o lugar dos funcionários, eles têm acesso ao Ministério para pegar o medalhão que está em posse de Dolores Umbridge.
Nesse local foi gravada a cena em que os três aguardam a chegada dos funcionários e onde ficaria o banheiro público que dá acesso ao Ministério (mas que só foi usado para as gravações do filme e hoje não encontra-se mais no local).
Lambeth Bridge

Essa ponte é o local exato em que o Noitebus precisa se espremer para passar entre dois ônibus enquanto viaja pela contramão em Prisioneiro de Azkaban.
Reptile House – Zoológico de Londres
Logo no primeiro livro da série há uma menção ao Brasil. Caso você não tenha reparado nos detalhes, quando Harry visita um zoológico, para comemorar o aniversário de seu primo Duda, descobre que é capaz de conversar com cobras. É nesse momento que nosso país aparece na história, a cobra com quem Harry conversa é do Brasil.
O local dessa cena é a Casa dos Répteis no Zoológico de Londres. No local você encontrará uma placa informando que alí foi realizada a gravação dessa cena.
Claremont Square

Como todos sabem, a casa número 12 do Grimmauld Place não pode ser vista pelos trouxas, mas caso você queira testar a sorte precisará ir até a Claremont Square. É nessa rua comum de Londres que fica a vizinhança da família Black. Toda a casa foi feita por computação gráfica e as cenas foram gravadas em estúdio, mas é nesse local que Harry chega quando se muda para a sede da Ordem da Fênix no quinto filme da franquia.
Harrow School


Uma das cenas mais clássicas de Pedra Filosofal, quando os alunos aprendem o feitiço Wingardium Leviosa com o professor Flitwick, foi gravada na sala Forth Form Room dessa antiga escola no noroeste de Londres.
Fundada em 1572 pela rainha Elizabeth I, Harrow funciona até hoje como escola para meninos e pode ser visitada, mas lembre-se de agendar a sua visitação com antecedência.
Tours:
Harry Potter Walking Tour London
Preço: £12.00 (adultos) e £10.00 (crianças) – (Não inclui transporte público – precisa ser pago a parte)
Duração: Aproximadamente 2 horas
Harry Potter Walking Tours in London
Preço: Você decide quanto pagar no final do passeio.
Duração: 2,5 horas
Também oferecem um áudio guia para quem quiser fazer o tour sozinho.
A Londres de Harry Potter para Trouxas
Preço: R$132,00
Duração: 2 horas
Tour for Muggles
Preço: £16.00 (adultos) e £14.00 (crianças) – (Não inclui transporte público – precisa ser pago a parte)
Duração: Aproximadamente 2,5 horas
Espero que você tenha gostado dessas dicas e que elas possam te ajudar a planejar sua viagem para conhecer o mundo mágico de Harry Potter em Londres.
Fantástico! Muita coisa aqui eu não fazia ideia, e olha que sou potterhead há muito muito tempo! Parabéns =)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada Yuri e que bom que você gostou! Essa semana vamos postar sobre o estúdio de Harry Potter em Londres, fica de olho que tem muita coisa interessante também 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa