San Francisco, depois de San Diego é minha cidade favorita dos Estados Unidos. A cidade em si é linda, charmosa, com uma comida maravilhosa e com uma arquitetura magnífica. No mês do orgulho LGBTQ+ não poderia deixar de postar sobre um bairro que esbanja de conhecimento artístico, histórico, cultural e de extrema importância para o público gay: O Castro.

O Castro é uma comunidade vibrante e charmosa, cheia de lojas extravagantes e bares elegantes, tão populares que os clientes se espalham pelas ruas. Hoje, a identidade “queer” do Castro é uma atração turística, chamando multidões de peregrinos e simpatizantes do mundo todo.
Andar pelo Castro é andar entre bandeiras do arco-íris, lojas com produtos multi-coloridos e cheios de glitters ou até mesmo esbarrar em alguém vestindo somente peças íntimas… você verá de tudo lá! Embarque nesse post sem preconceito e conheça um pouco desse lugar íncrivel que merece uma parada enquanto você estiver visitando San Francisco.

Como chegar no Castro:
Você pode chegar ao Castro de ônibus, BART (Bay Area Rapid Transit) ou metrô. Estas são as linhas e rotas que param nas proximidades :
- Ônibus: 24,33,35,37 LBUS, TBUS
- BART: AZUL, AMARELO
- Metrô K, L, M ou T
Outra opção é utilizando um carro e tentar achar um estacionamento ao redor. Em toda a Califórnia os estacionamentos nas ruas são pagos por hora e os preços variam de acordo com a localidade. Se você não tiver um cartão de crédito, tenha moedas em mãos. Essas são as únicas formas de pagamento.
Eu fui com pouco tempo então não consegui visitar todos os lugares dessa lista. Porém, o tempo que passei por lá foi o suficiente para eu querer voltar!
Twin Peaks Tavern
Foi minha primeira parada no Castro. Localizado na esquina das ruas Castro e Market, esse bar ganhou status de referência como o primeiro bar gay da cidade a ter janelas abertas – um grande progresso para uma comunidade que precisava manter sua sexualidade nas sombras. Twin Peaks atrai um público mais velho, mas você não pode perder a visita de um lugar cheio de histórias de superação.
Mais informações:
- Endereço: 401 Castro St, San Francisco, CA 94114
- Segunda-Quarta, 12 pm às 2am, Quinta- Sábado 8 am às 2 am, Domingo, 10am às 2am.
- http://www.twinpeakstavern.com/

Castro Theater
O Teatro Castro é o último sobrevivente com essa incrível arquitetura da cidade. É também um dos corações pulsantes que une o bairro. Filmes novos e antigos são exibidos regularmente além de abrigar vários dos principais festivais de cinema da região. Eu infelizemnte não tive tempo de conferir nenhuma atração, mas lembro que na noite que eu estava lá, algumas Drags do programa RuPaul’s Drag Race iriam se apresentar. Uma pena. Confira o calendário do teatro para saber as últimas novidades.
Mais informações:
- https://www.castrotheatre.com/
- Endereço: 429 Castro St, San Francisco, CA 94114

Harvey Milk Photo Center
Harvey Milk é um ícone de São Francisco. Ele foi o primeiro funcionário eleito abertamente gay na Califórnia, conquistando um assento no conselho de supervisores da cidade para representar os moradores de Castro e outras áreas. Milk foi assassinado em 1978 e este centro de fotos é dedicado à sua memória, homenageando o homem por uma das paixões de sua vida: a fotografia. O Harvey Milk Photo Center é a “câmara escura molhada comunitária maior e mais antiga dos Estados Unidos”, oferecendo aos visitantes a oportunidade de ver exposições de trabalhos de fotógrafos, bem como aulas para todos os níveis de habilidade. Assistir uma de suas aulas é a maneira perfeita de se familiarizar com essa parte da cidade enquanto aprende uma nova habilidade. Para saber mais sobre a história desse homem incrível, eu super recomendo o filme “Milk” com Sean Peen representando ele.
Mais informações:
- http://www.harveymilkphotocenter.org/
- Terça-Quinta, 3 às 10 pm, Sábado-Domingo, 10 às 6 pm.
- Endereço: 50 Scott St. San Francisco, CA 94117

GLBT Historical Society Museum
O GLBT Historical Society Museum é o primeiro museu independente de história e cultura de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros nos Estados Unidos. Aberto desde janeiro de 2011, o museu mostra a profundidade e a amplitude dos arquivos da sociedade GLBT, a importância da história gay para o público e monta exposições variadas com ênfase na diversidade e na justiça social. O museu contém três espaços de galeria para exposições.
Mais informações:
- https://www.glbthistory.org/
- Horários: Segunda – Sábado: 11:00 a.m. às 6:00 p.m. Domingo: 12:00 pm às 5:00 p.m.
- Entrada geral: $ 10. Crianças (12 anos ou menos): Grátis
- Endereço: 4127 18th Street. San Francisco, CA 94114
Rainbow Honor Walk
O Rainbow Honor Walk apresenta placas de calçada de bronze que homenageiam pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros que fizeram uma diferença significativa na sociedade da Califórnia ou de outros lugares do mundo. Ande pelas calçadas do Castro e você vai encontrá-las.

Pink Triangle Memorial
É o primeiro memorial permanente e independente da América dedicado a milhares de homossexuais perseguidos na Alemanha nazista durante o Holocausto da Segunda Guerra Mundial. No centro do parque, há um triângulo solto cheio de pedras, que inclui cristais de rosas. Os visitantes são incentivados a pegar um cristal como parte da experiência do memorial. O tema do triângulo lembra os nazistas forçando homens homossexuais a usar triângulos rosa costurados em suas roupas como identificador e distintivo de vergonha. De acordo com a organização sem fins lucrativos que mantém o espaço, o Pink Triangle Park serve como “um lembrete físico de como a perseguição a qualquer indivíduo ou grupo de pessoas danifica toda a humanidade”.
Mais informações:
- Endereço: 2454 Market St, San Francisco, CA 94114
- Horário: Aberto 24 horas

Feira de Castro Street
A Castro Street Fair foi fundada por Harvey Milk em 1974 para celebrar a criatividade da comunidade do Castro, com todos os lucros destinados à caridade. Organizações e artistas ao vivo inundam as ruas para se conectar com moradores e visitantes, promovendo causas importantes à comunidade LGBTQ+. Quatro palcos separados oferecem música para vários gostos. Se você estiver em São Francisco no início de Outubro, a Castro Street Fair deve estar no seu radar.
Mais informações:
- https://castrostreetfair.org/fair/
- Até o momento dessa publicação, a data e o horário da feira deste ano ainda não tinham sido atualizados no site.

Seward Street Slides
Você pode me achar boba de inserir essa parada no roteiro porém eu tenho que colocar aqui porque tem MUITA gente que procura por esse lugar no Castro. Aqui temos dois escorregadores que foram construidos na década de 70 e até os dias de hoje são visitados por turistas principalmente quando estão viajando com crianças (apesar de você ver alguns adultos se divertindo). Eles são íngremes, então leve um pedaço de papelão ou algo liso e prepare-se para descer ladeira abaixo! No entanto não se preocupe se você não conseguir nenhuma peça, pois geralmente alguns pedaços podem ser encontrados na parte inferior dos escorregadores.
Mais informações:
- Endereço: 70 Corwin St, San Francisco, CA 94114
- Aberto diariamente, exceto segunda-feira, das 10h às 17h

Onde comer:
São inúmeras as opções de bares e restaurantes no Castro. Eu no dia que visitei o bairro tinha tomado um café da manhã reforçado no hotel então fiz um pequeno lanche na hora do almoço. Não vou mentir, foi no Castro que eu comi (escondido do Brício) o melhor cachorro quente da minha vida!!! Minhas irmãs que estavam comigo super concordam com a minha opinião. Temos até uma brincadeira interna que assim que voltarmos no Castro a primeira parada vai ser no Dapper Dog que além de ser extremamente gostoso é super barato. Endereço: 417 Castro St, San Francisco, CA 94114 (fica ao lado do Castro Theater).

Porém, tem outras opções como o tradicional Twin Peaks Tavern que citei no começo do post e a padaria Hot Cookie – que é considerada a padaria mais atrevida da América por obter biscoitos macios, frescos e às vezes com formas curiosas (safadas ;-)). Peça os biscoitos de coco ou o que mais lhe apetecer. Localizado na 407 Castro St., São Francisco.

Hoje, a comunidade LGBTQ+ avançou em direção à igualdade que era inimaginável décadas atrás. O Castro é agora um lugar para celebrar o orgulho gay durante todo o ano. Recentemente, o Castro viu um surgimento de famílias heterossexuais na comunidade. Parece que a segurança e a presença acolhedora e limpa em geral que os Castro absorvem devem ser creditadas por esse fluxo. Andar no Castro é se sentir livre e acolhido. Foi uma experiência muito emocionante que eu super aconselho a experimentar.
Deixe o preconceito de lado e aventure-se nesse lugar lindo, luminoso, colorido e cheio de cultura. Que o amor seja vivido em todas as formas!

Você já visitou o Castro? Deixe aqui seu comentário! Até a próxima!