Conheça o local de gravação das suas séries nerds favoritas

Todo fã de filmes nerds/geeks e que gosta de uma boa aventura com uma história envolvente e cativante já teve a curiosidade de visitar os locais de gravação de seus filmes favoritos. Enquanto ainda vivemos esse período terrível de quarentena, nosso único meio de viajar de maneira segura é através da literatura e dos vídeos, sendo assim, o nosso texto de hoje irá retratar sobre quatro grandes obras do universo nerd e seus locais de gravação.

Antes de entrarmos mais a fundo no tema desse texto, é importante explicar por que estamos publicando no dia 25 de maio e qual o seu real significado.

Para muitos, o dia 25 de maio é a celebração do dia nerd ou o dia da toalha, não existe um consenso sobre essa data, pois alguns alegam que ela existe por causa do dia da toalha referente ao livro mochileiro das galáxias ou por causa do lançamento de um dos filmes do Star Wars mas verdade seja dita, independente da sua origem a comunidade geek/nerd utiliza esse dia para mostrar ao mundo seus valores e crenças.

Senhor dos Anéis – Nova Zelândia

Vários pontos da Nova Zelândia foram usados para as filmagens da trilogia Senhor dos Anéis e Hobbit, mas com certeza o mais famoso dele é o Hobbiton. Localizado na cidade de Matamata, o local nomeado de Hobbiton Movie Set foi construído para as filmagens e virou ponto turístico, inclusive com tours específicos para os fãs. 

O Departamento de Turismo da Nova Zelândia disponibilizou um tour virtual gratuito pelos sets de gravação. É possível ver o jardim do Bolsão, a Pousada do Dragão Verde e a entrada do Condado.

Em breve contaremos mais sobre essa visitação com dicas e roteiro.

Harry Potter – Reino Unido

Um dos maiores sucessos literários e cinematográficos que encantou fãs adolescentes de todo mundo se passa na Inglaterra e lá é possível encontrar vários locais pagos e gratuitos que te farão se sentir dentro dos filmes.

Você poderá conhecer desde locais que foram pano de fundo para os filmes, como a Ponte do Milênio, London Eye e Piccadily Circus até lugares essenciais no desenrolar da trama como a Estação King Cross onde encontrará a plataforma 9 ¾, o Castelo Alnwick (onde foram gravadas as cenas externas de Hogwarts nos dois primeiros filmes), o Trem Jacobite (que serviu de inspiração para o Expresso Hogwarts) e a Universidade de Oxford (com cenas do Salão Principal e da Biblioteca de Hogwarts).

Outro ponto que não pode faltar em sua viagem é a visita ao Estúdio Harry Potter em Londres, onde os filmes foram gravados. Lá você encontrará figurinos, adereços, cenários e conhecerá alguns efeitos especiais que foram usados nos filmes.

Star Wars – Vários países

Vários países foram usados como cenários para os muitos planetas existentes na história de Star Wars. Alguns ficaram mais conhecidos e renderam um turismo voltado para essa temática e outros se mantiveram como pontos turísticos sem relação com os filmes. 

O planeta Tatooine fica localizado na região de Onk Jemal, na Tunísia. A casa em formato de iglu foi construída especificamente para a série e continua a disposição dos visitantes.

O casamento de Anakin Skywalker e Padme em “O Ataque dos Clones” foi gravado na Villa del Balbianello e a briga entre Anakin e Obi-Wan, no filme “A vingança dos Sith” ocorreu em Etna, ambos na Itália

Já o planeta da Princesa Léia, Alderaan, fica em Grindelwald, na Suíça.

A casa de Padmé Amidala, mãe de Luke e Leia (Planeta Naboo) foi gravada na Plaza de España, na cidade de Sevilha, na Espanha.

A Noruega recebeu as gravações da Batalha de Hoth em The Empire Strikes Back e o cenário escolhido foi a geleira de Hardangerjøkulen perto da cidade de Finse.

Game of Thrones – Vários países

Game of Thrones acabou mas as 8 temporadas nos presentearam com cenários lindíssimos que foram gravados em diversos países. 

A Croácia foi usada para abrigar King’s Landing, sede do palácio real da série e maior cidade dos Sete Reinos. 

  • Dubrovnik, a região mais visitada do país, é uma cidade medieval amuralhada que possui ruas e casas de pedra, uma história riquíssima e que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 
  • Outro local usado para gravação é a Ilha Lokrum que na série é a cidade de Qarth.

As cenas de Winterfell foram filmadas em sua maioria na Irlanda do Norte

  • Tollymore Forest Park em Bryansford, representa o norte de Winterfell, lar dos lobos gigantes e da família Stark.
  • Belfast, capital do país foi usada em muitas cenas, entre as atrações estão: Ballycastle, Dark Hedges, a praia de Downhill Strand e o porto de Lordsbourt.
  • A Vila de Ballintoy serviu de cenário para a terra natal dos Greyjoy, na Ilha de Ferro.
  • O corredor de árvores fica em Dark Hedges, Antrim e foi plantado no século XVII a pedido da família Stuart para impressionar os visitantes que chegavam à mansão Gracehill House. Ele aparece na série em um episódio da segunda temporada, quando Arya, disfarçada de menino, escapa de King’s Landing.

O Marrocos foi usado como cenários em muitos momentos. A cidade de Ait Ben Haddou deu vida a cidade fictícia de Yunkai e foi usada para contar as histórias de Daenerys Targaryen e Essaouira foi usada para representar a cidade de Astapor.


Espero que vocês tenham gostado dessa pequena lista com as quatro histórias e nas próximas semanas iremos nos aprofundar em cada um deles e montar um roteiro em cima desses passeios incríveis. E um pequeno spoiler, nosso próximo texto é sobre o fantástico mundo de Harry Potter!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s